MICROAGULHAMENTO CAPILAR

Hoje em dia há diversos métodos criados para ajudar as pessoas com queda de cabelo. A queda de cabelo pode ser prejudicial para autoestima. Afinal, ninguém gosta de conviver com as “entradas” de calvície, certo? 

Alopecia é a perda de cabelo em áreas em que normalmente ele deveria crescer. É um problema que ocorre tanto em homens quanto em mulheres, podendo ser causado por influências genéticas, processos inflamatórios locais ou doenças sistêmicas.

Nesta doença, o cabelo cai em grandes quantidades em determinadas áreas, proporcionando a visualização do couro cabeludo ou da pele que antes era coberta por cabelos ou pelos corporais.

Tipos de alopecia
Existem vários tipos de alopecia porque suas causas são diferentes. Os principais tipos de alopecia são:


Alopecia areata: causada por fatores autoimunes ou sistema emocional abalado, caracterizada por intensa queda de cabelo em determinadas áreas.


Androgenética: também chamada de calvície, é causada por fatores genéticos, associados à taxa de testosterona na corrente sanguínea, e por isso é mais frequente nos homens;


Traumática: causada pelo fato do indivíduo ter o hábito de arrancar os fios de cabelos constantemente ou por traumatismos na cabeça;


Alopecia total (totalis): essa condição faz com que aconteça a perda de todos os fios de cabelo, mas as outras partes do corpo que contêm pelos não sofrem alteração alguma. Geralmente, é causada por herança genética mas, em alguns casos, tem fundo emocional.


Alopecia universal (universalis): essa é uma versão mais grave da alopecia total, em que além dos fios de cabelo, a pessoa perde também todos os pelos do corpo, incluindo sobrancelhas, cílios e pelos pubianos.


Seborreica: causada por uma dermatite, que pode ser tratada com o uso de medicamentos;


Eflúvio: o eflúvio é um período normal em que o cabelo cai naturalmente, mas quando este mecanismo encontra-se desregulado, pode haver um período maior de queda de cabelo, que geralmente responde bem aos tratamentos clínicos.

Além disso, a alopecia pode acontecer como consequência do uso de medicamentos, como por exemplo, os medicamentos utilizados no tratamento para o câncer.

Uma das formas de tratamento da Alopecia é o Microagulhamento Capilar

O tratamento com o dermaroller cria microlesões no couro cabeludo do paciente para estimular o local a produzir fatores de crescimento endógenos, responsáveis pelo surgimento dos novos fios.

A técnica também auxilia e potencializa a absorção dos cremes e loções que são aplicadas durante o procedimento. Assim haveria dois estímulos diferentes, primeiro o dano tecidual, e segundo a absorção de medicamentos que estimulam o crescimento capilar (finasterida, minoxidil, fatores de crescimento).

A técnica tornou-se popular para tratar problemas de pele e combater o envelhecimento. Mas, hoje, também vem sendo usada com extremo sucesso no combate à Alopecia (calvície) em associação a outros medicamentos e procedimentos.

Há vários protocolos de tratamento em andamento quando falamos em microagulhamento para os cabelos, e já temos trabalhos científicos que comprovam a eficácia da técnica.

Um desses trabalhos mostrou bons resultados em homens com alopecia androgenética - a calvície masculina. O mesmo tratamento se mostra eficaz nas mulheres também.

O procedimento por si só já é eficiente e há estudos sem o uso de nenhuma medicação. Alguns médicos optam por introduzir algum remédio neste momento, aproveitando os orifícios causados pelo procedimento. Esse tipo de técnica é chamada de drug-delivery, que pode ser traduzido por "aplicação de medicação".

A frequência das aplicações e os cuidados após o tratamento variam muito de médico para médico. Há médicos que orientam o procedimento semanal, quinzenal e até mensal. O número de sessões também é variável, mas tenha em mente que não é uma aplicação única.

Agende uma consulta conosco!

O microagulhamento deve ser executado por profissionais, caso tenha interesse no tratamento ou queira saber mais, agende uma consulta conosco.

Não deixe de nos seguir nas mídias sociais para ficar por dentro de tudo que postamos sobre estética e saúde.

No Comments Yet.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *